Moicano e Saint-Denis Se Enfrentam no UFC Paris

Brasileiro tem a chance de expandir sua fama e se firmar no top10 dos leves, enquanto francês tenta reencontrar o caminho das vitorias

 

Renato Moicano tem a chance de brilhar neste sábado (28), ao encarar Benoit Saint-Denis na luta principal do UFC Fight Night em Paris. Atual 11º no ranking dos leves, o brasileiro chega embalado por três vitórias consecutivas, enquanto o francês, 12º colocado, busca confirmar o favoritismo lutando em casa e garantir sua entrada no top 10 da categoria. Moicano, no entanto, minimiza a importância da posição no ranking do adversário.

Mais recentemente, Benoit Saint-Denis teve a oportunidade de ascender rapidamente no ranking dos leves ao enfrentar Dustin Poirier na luta co-principal do UFC 299. Apesar de um bom começo, o francês acabou nocauteado no segundo round pelo experiente “Diamante”. No entanto, Saint-Denis enxerga o revés como uma lição valiosa para sua carreira. “Aprendi em primeiro lugar que não se deve subestimar ninguém, principalmente lutadores de ponta como ele (Poirier). E você não pode sair por aí sem estar saudável. Isso é enorme”, declarou em entrevista ao MMA Fighting, revelando que uma infecção estafilocócica, contraída poucos dias antes da luta, prejudicou sua performance. Para o francês, o problema de saúde foi reflexo do estresse pessoal e profissional vivido à época.

Segundo Saint-Denis, a pressão de gerenciar uma carreira de lutador de alto nível traz desafios além do octógono. “Quando você se torna alguém no esporte, passa a ter os ombros de um CEO, porque tem toda a equipe e a gestão ao seu redor. Leva tempo para ter essa experiência”, afirmou. Após ajustes em sua preparação, ele garante estar em uma fase mais equilibrada e motivada para enfrentar Moicano: “Tive prazer em treinar e vou ter prazer na minha luta”.

Do outro lado, Renato Moicano minimizou a importância dos rankings, durante o media day do UFC Paris, ao enfatizar que a popularidade e o momento de um lutador pesam mais para conseguir grandes lutas na organização. “Acho que os rankings não importam. Vimos no mês passado o Dan Hooker vencendo o Mateusz (Gamrot) e eles estavam distantes no ranking. Até mesmo McGregor ficou anos sem lutar e permaneceu nos rankings. O importante é o momento e a popularidade”, afirmou o brasileiro, que enxerga o confronto com Saint-Denis como uma oportunidade para aumentar sua notoriedade, especialmente na Europa.

O embate entre Renato Moicano e Benoit Saint-Denis será a luta principal do UFC Paris, marcado para este sábado (28), com início às 13h (horário de Brasília).