Robson Conceição Conquista Título Mundial em Combate Histórico e Controverso contra O’Shaquie Foster

O campeão olímpico Robson Conceição fez história novamente na noite de sábado (06), ao derrotar o norte-americano O’Shaquie Foster por decisão dividida dos juízes (116-112, 112-116 e 115-113) e conquistar o título super pena do Conselho Mundial de Boxe (WBC). O confronto que ocorreu em Newark, Nova Jersey nos EUA.

Após a vitória, Robson declarou no ringue: “Quando eu prometo, eu cumpro. Ester, meu amor, é todo seu. Eu prometi, papai cumpriu. É sobre nunca desistir. Sou muito persistente na minha luta diária, então nunca desisto enquanto não alcanço meus objetivos. E isso aconteceu aqui hoje, obrigado meu Deus, obrigado equipe, obrigado família. Somos campeões do mundo”.

A decisão a favor do brasileiro gerou controvérsia, pois Robson desferiu menos golpes no total (76 x 435), menos jabs (27 x 263) e menos golpes significativos (49 x 172) do que Foster, que protagonizou os momentos mais marcantes da luta.

Este foi o quarto desafio de título mundial na carreira de Robson. Anteriormente, ele foi derrotado por Oscar Valdez em 2021 em uma decisão controversa, perdeu para Shakur Stevenson e empatou com Emanuel Navarrete em novembro. Agora, Aos 35 anos, Robson possui um cartel de 19 vitórias, incluindo nove por nocaute, duas derrotas e um empate.

No entanto, Foster não escondeu sua frustração com a decisão dos juízes: “Eu pensei que tinha sido uma vitória tranquila. Eu achei a luta fácil. Eu não fui tocado, com exceção da cabeçada. Eu vou voltar. Eu quero a revanche. Eles roubaram essa luta de mim”.

Robson, por sua vez, discordou: “Penso que venci sim. Ataquei mais o Foster. Ele me deu muito trabalho porque se movimentou muito, mas joguei muito mais golpes e ele não queria luta. Atirei muito mais golpes e busquei muito mais a luta, então saí merecedor dessa vitória. Golpeei bastante, não golpeei mais porque ele não aceitava a luta, ele movimentou muito, então não consegui conectar mais golpes do que eu conectei. Se ele talvez parasse um pouco mais, com certeza eu combinaria muito mais golpes”.

A decisão dividida dos juízes foi questionada, dado que Foster liderou em todas as estatísticas de golpes. Contudo, Robson acredita que sua agressividade e persistência lhe garantiram a vitória e o tão sonhado título mundial.