Com luta se aproximando, Chael Sonnen baixa a guarda e se rende a talento de Anderson Silva

Neste sábado (15), em São Paulo, Anderson Silva fará sua despedida dos esportes de combate em solo brasileiro em uma luta de boxe contra Chael Sonnen. Apesar de sua intenção de arruinar a festa de Silva, o americano reconhece a grandiosidade do ex-campeão dos médios (84 kg) do UFC e o elogia.

Chael Sonnen, em uma conversa com a imprensa na última quarta-feira (12), foi perguntado sobre os melhores lutadores da história do MMA. Ele não hesitou em apontar Anderson Silva como um dos três melhores de todos os tempos, enfatizando que qualquer lista sem o brasileiro não merece consideração. Sonnen explicou: “O grande debate é sobre quem é o número um entre Anderson, GSP e Jones. Os fãs hardcore incluem Fedor na disputa. Em quinto lugar, acho que Khabib deveria estar na lista. Ninguém quer colocar McGregor. Ele teve algumas derrotas, mas foi campeão dos penas e dos leves. Isso conta. Ronda e Aldo são grandes, mas não há lista sem Anderson, Jones e GSP. Nunca ouvi uma lista sem ele. Ele está definitivamente na maioria das listas, não no top-5, mas no top-3. Ele está sempre lá. É certamente uma das lendas do esporte”.

Sonnen também compartilhou uma curiosa admiração que seu filho tem por Anderson Silva. De acordo com o americano, seu filho o colocou como o quarto lutador na sua ordem de preferência, com ‘The Spider’ no topo, seguido de Fedor Emelianenko e Georges St-Pierre. Chael, que é visto como grande azarão para a luta de boxe contra o brasileiro, revelou que seu filho não considera sua vitória no ringue. “Meu filho não entende bem o que está acontecendo. Perguntei para ele quem ia ganhar a luta e ele respondeu Anderson. Então ele disse: ‘Pai, você vai lutar com meu lutador favorito’. Perguntei, ‘Favorito depois de mim?’. Ele respondeu, ‘Não, pai. Você é o quarto na lista’. Então, está uma situação estranha lá em casa”, concluiu o lutador.

A admiração de Sonnen por Anderson Silva faz sentido. No auge de sua carreira no UFC, Anderson dominou a categoria dos médios, defendeu o cinturão dez vezes e encantou os fãs com performances inesquecíveis.

Em 2010, Anderson Silva defendeu o cinturão dos médios do UFC contra Chael Sonnen. Após muitas provocações do ‘bad boy’, Anderson sofreu no octógono, com Sonnen dominando com seu wrestling e ground and pound. Quando tudo parecia perdido e Anderson estava claramente em desvantagem na pontuação dos juízes, ele aproveitou um descuido do adversário no chão e finalizou a luta com um triângulo no quinto e último round. Na revanche de 2012, Anderson, ainda como campeão dos médios do UFC, venceu Chael novamente, desta vez com menos drama, nocauteando o rival no segundo round. Agora, o terceiro capítulo dessa rivalidade acontecerá no boxe, em pleno Brasil.