O marketing e o MUNDO das LUTAS – Copa IguaA�uana de Jiu-Jitsu
O marketing e o MUNDO das LUTAS
Campeonatos locais dão aula de marketing e aumentam possibilidade de crescimento e reconhecimento para os atletas e empreendedores ligados a esportes de lutas
Desde tempos remotos que a sociedade se aglomera em torno de seus campeões. Na idade média a atração eram os gladiadores, há algumas décadas foi o BOXE. No século XXI os esportes de lutas continuam a ser admirados. No Brasil MMA e Jiu-Jitsu estão em um boom de crescimento e invariavelmente, todos os finais de semana, há eventos de lutas e campeonatos regionais que atraem multidões.
Os pilares que sustentam esses pequenos e grandes shows de lutas são o amor ao esporte, amor às equipes e o desejo de auto-realização de cada atleta. Num momento em que a juventude do país é seriamente ameaçada por problemas ligados à drogas, evasão escolar e gravidez precoce, as famílias dos atletas enxergam nas academias e equipes esportivas uma ótima opção para que os jovens passem grande parte de seu tempo em um ambiente sadio e cercado por gente que cultiva valores como família, respeito pelos mais velhos e firmeza de caráter.
Começando em campeonatos locais e regionais é possível, no mundo de hoje, onde as informações circulam na velocidade dos Megabytes, que um atleta seja reconhecido nacionalmente e até mundialmente em pouquíssimo tempo.
A Revista Lutas destaca como bastante inteligente e exactamente dentro desse novo contexto do mundo das lutas a mais recente chamada de publicidade da Copa Iguaçuana de JIU-JITSU, promovida pela MTT eventos.
O banner usado pela MTT chama, de forma bem humorada, a atenção para um fato importante, Ninguém começa grande. É realmente necessário ser reconhecido localmente para depois alçar vôos maiores. A organização usou e abusou dos meios eletrônicos mais utilizados pelos atletas para a divulgação do evento e do nome de equipes e atletas vencedores das diversas categorias de Jiu-Jitsu. Essa edição da Copa Iguaçuana de Jiu-Jitsu ocorreu em 10 de abril de 2017.
Atualmente grandes nome dos esportes de lutas têm como sonho alcançar o reconhecimento no exterior. Muitos, principalmente atletas de jiu-jitsu e Muay Thai, quando alcançam certo status na carreira migram para o MMA, que além de ter o potencial de consagrar lutadores mutimodalidades, pode, diante da grande gama de patrocinadores e comércio que gira em torno dos esportes, garantir rapidamente o futuro financeiro de um atleta.
Mercado e Marketing
O mercado que no Brasil gira em torno do mundo das lutas é o mercado da saúde.
Vende-se açai, suplementos alimentares , refrigerantes diets, quimonos, protetores bucais e inúmeros artigos usados por lutadores e aficcionados dos esportes de lutas. Lutadores, familiares e admiradores fazem parte da Comunidade de LUTAS e como tais, são identificados pelos corpos sempre bem cuidados e pelo uso de vestimentas de boa qualidade com frases ligadas a esportes de lutas. Portanto, fabricantes e vendedores encontram nos eventos de lutas o local ideal para divulgar suas marcas.
Se no passado o ambiente em torno de um ringue ou tatame era sempre monocromático, hoje abundam cores e logotipos de empresas que trabalham apoiando o esporte.
Pode-se resumir o marketing em torno de um campeonato de jiu-jitsu em frases como “Vende-se SAÚDE, vende-se CONDICIONAMENTO FÍSCO”, coisa que todos desejamos, que todos os pais desejam para seus filhos.
Robson A.DSilva – Revista Lutas
*Robson A.DSilva é sociólogo, professor, militar da Marinha e ex-atleta de Judô