UFC 307: A Diversidade de Opiniões Sobre o Confronto Entre Alex Poatan e Khalil Rountree

 

Restando apenas quatro dias para o aguardado UFC 307, em Salt Lake City, Utah, os fãs de MMA estão ansiosos para ver o confronto entre o campeão dos meio-pesados, Alex Poatan, e o desafiante Khalil Rountree Jr. Apesar de Poatan ser o amplo favorito nas casas de apostas, vozes influentes no mundo das artes marciais mistas, como Michael Bisping, Kamaru Usman e Chael Sonnen, acreditam que o cenário está preparado para uma surpresa. Essa luta está sendo desenhada como uma possível “zebra” histórica, capaz de abalar as previsões.

No podcast ‘Good Guy / Bad Guy’, ao lado de Daniel Cormier, o ex-lutador e analista Chael Sonnen expressou sua convicção de que todos os sinais que antecedem uma grande surpresa estão presentes neste duelo. Para ele, Rountree pode chocar o mundo e superar o temido campeão.

“Esse card está preparado para uma zebra. Não estou fazendo uma previsão, mas estou dizendo para vocês que tudo pode dar errado para Pereira. Se ele se encontrar em um confronto mais difícil do que o público imagina, onde o adversário joga o seu jogo, tudo pode acontecer. Khalil não é um kickboxer mais talentoso que Poatan, mas, da mesma forma que Pereira pode te acertar uma vez e acabar com você, Khalil também pode colocar Alex na lona com um único golpe”, avaliou Sonnen.

Esse ponto de vista não é exclusivo de Chael Sonnen. Outros ícones, como Michael Bisping e Kamaru Usman, também veem possibilidade de Rountree surpreender, especialmente considerando o histórico de explosividade do desafiante. Com cinco vitórias consecutivas, todas por nocaute, Khalil tem o poder necessário para virar o jogo a qualquer momento.

Por outro lado, há um contingente significativo que mantém firme sua confiança em Poatan. Ex-desafiante ao cinturão e atual sexto colocado no ranking dos meio-pesados, Volkan Oezdemir é um dos que acreditam na superioridade técnica do brasileiro. Em uma entrevista recente ao canal ‘Inside Fighting’, Oezdemir apontou que, embora Rountree seja perigoso, Poatan é o lutador mais completo e deve sair vitorioso.

“Acho que Pereira vai levar. Rountree é perigoso, mas acho que ele é selvagem demais com os ganchos e tudo. Pereira é mais completo, mas vai ser duro. Com certeza não vai para o chão. Vai ser uma guerra”, opinou Oezdemir, destacando a previsível batalha na luta em pé.

Na análise do suíço, a estratégia de Rountree de se manter exclusivamente na trocação com Poatan pode ser um tiro no pé. Para ele, enfrentar o campeão brasileiro em sua área de maior conforto, o kickboxing, é arriscado demais. “O chão é o jeito mais fácil de lidar com Alex Pereira”, ponderou o ex-desafiante, sugerindo que um caminho mais estratégico poderia colocar Rountree em melhores condições de vencer.

Outro grande defensor de Poatan é seu antigo rival e atual companheiro de treinos, Sean Strickland. O ‘Tarzan’, conhecido por sua personalidade irreverente, fez questão de deixar claro em entrevistas que não enxerga possibilidades reais para Rountree vencer. Para ele, o desafiante não tem as ferramentas técnicas necessárias para superar o campeão.

“Não consigo ver o Khalil vencendo. Ele não tem o boxe melhor, não tem wrestling. Acho que vai ser um trabalho fácil para Alex”, cravou Strickland, que foi nocauteado por Poatan em 2022 e conhece de perto o poder do brasileiro.

Strickland, que treina regularmente com Poatan, acredita que o brasileiro está em um patamar superior a qualquer outro lutador da divisão dos meio-pesados no momento. Sua confiança no amigo e rival é inabalável, apontando que a luta não deve apresentar grandes dificuldades para o atual campeão.

Oque esta em jogo

Poatan, de 37 anos, busca consolidar seu legado no MMA com uma terceira defesa consecutiva do cinturão dos meio-pesados. Desde que migrou do kickboxing para o MMA, Poatan tem impressionado com sua capacidade de adaptação e sua força avassaladora na trocação. Khalil Rountree, com seus 34 anos, por sua vez, chega ao UFC 307 com a moral elevada após uma sequência de cinco vitórias por nocaute. Para Rountree, esse é o momento de sua vida – a chance de surpreender e alcançar o topo.