Leon Edwards se prepara para defender seu título contra Belal Muhammad enquanto Islam Makhachev almeja o cinturão dos meio-médios.

Nos últimos meses, o campeão dos leves (até 70,3kg) Islam Makhachev tem expressado sua vontade de subir para os meio-médios (até 77,1kg) e lutar pelo segundo cinturão. Essa ambição não passou despercebida pelo atual “rei” da categoria, Leon Edwards, e sua equipe, que já começaram a se preparar para o potencial confronto. Em entrevista ao ‘Submission Radio’, o treinador de Edwards, Dave Lovell, garantiu que seu pupilo estará 100% pronto para lidar com o excelente jogo de luta agarrada do russo.

“Então, novamente, ele vai recorrer ao que sabe, que é o wrestling dele. Então, é lamentável que você olhe para os últimos caras que Leon lutou: (Kamaru) Usman duas vezes, Colby (Covington), todos os lutadores. Agora o Belal. Islam, ele não é conhecido por sua trocação. Eles são conhecidos pela luta agarrada e é isso. Leon está evoluindo. As pessoas não entendem, que foi o que eu disse a Ariel Helwani uma vez. Ele me perguntou sobre o wrestling do Leon e eu disse que todo mundo iria ficar chocado quando Leon mostrasse contra Colby e ele mostrou a Colby e a Usman sua qualidade na luta agarrada. E ele provou isso para o mundo todo”, disse Lovell.

Enquanto é observado por Makhachev, Leon Edwards terá um duro adversário pela frente no UFC 304, que acontece no próximo sábado (27). No card que será realizado em Manchester, Inglaterra, o campeão dos meio-médios colocará o seu título em jogo pela terceira vez, agora diante do norte-americano Belal Muhammad em uma aguardada revanche.

Parceiro de treinos de Khabib Nurmagomedov em práticas recentes, Belal Muhammad não só está aprendendo táticas com o ex-campeão dos leves (até 70,3kg), como também se inspirando em ações ‘extra luta’. Assim como o russo, o palestino garante que, caso triunfe neste sábado sobre Leon Edwards, sua atitude será igual ao veterano contra Conor McGregor: atacar a equipe do adversário.

“Depois da luta eu vou literalmente ir em direção ao seu corner, fazer a coisa do Khabib, jogar meu protetor bocal neles, rir deles e talvez pular a cerca e atacar seu irmão”, declarou Belal em entrevista ao MMA Junkie.

Na ocasião de Khabib, o russo protagonizou uma cena memorável após finalizar McGregor e atacar a equipe do irlandês. O episódio gerou grande comoção em razão de ambos os times terem trocado socos no octógono. A justificativa do atleta foi que o rival o desrespeitou e desrespeitou sua religião ao longo da promoção do confronto.

Rumo à disputa de cinturão inédita em sua trajetória pelo Ultimate, Belal Muhammad não expressa nada além de confiança para a revanche contra Leon Edwards no UFC 304. Ao comentar sobre as habilidades do rival, o palestino destacou a dificuldade do atleta em manter alto rendimento durante o confronto e relembrou a última aparição do inglês no octógono.

“Ele literalmente desferiu 60 golpes contra Colby e desmaiou no quinto round. Estou olhando para esse cara, tipo, você é um striker dominante, esse cara desrespeitou sua família, seu pai, e você ainda foi lá e só desferiu 60 golpes contra um cara com um cara lento do kickboxing. É hilário que eles chamem esse cara de franco-atirador, assassino, isso e aquilo. Mas quando olho para suas lutas, quando olho para seus confrontos, não vejo nada que eu não possa superar”, declarou Belal em entrevista ao Weigh In.

Protagonistas do evento, os atletas irão realizar a aguardada revanche após a primeira luta terminar sem resultado. Na ocasião, Leon desferiu um golpe ilegal nos olhos de Belal, que impediu o palestino de seguir na luta. Desde então, ambos protagonizam uma grande rivalidade e poderão resolver as diferenças em Manchester, Inglaterra.

A comunidade do MMA espera ansiosamente para ver se Leon Edwards conseguirá manter seu reinado na categoria dos meio-médios ou se Belal Muhammad realizará suas ameaças e sairá do octógono como o novo campeão. E, com Islam Makhachev de olho na categoria, a disputa pelo cinturão dos meio-médios promete ficar ainda mais acirrada nos próximos meses.