Alex Pereira e Jiri Prochazka se Enfrentam em Revanche Aguardada no UFC 303
No proximo sábado, dia 29 de junho, as atenções estarão voltadas para Las Vegas, onde Alex Pereira e Jiri Prochazka se enfrentam pela segunda vez em um duelo de alta tensão no UFC 303. Pereira, atual campeão dos meio-pesados, busca defender seu cinturão contra o desafiante tcheco, que almeja vingança após a derrota em novembro de 2023.
Rivalidade Afiada
Prochazka, que geralmente evita o ‘trash talk’, fez uma declaração provocativa e, um tanto quanto absurda, antes da luta. Jiri questionou a dependência de Pereira ao xamanismo. Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o tcheco sugeriu que o sucesso do brasileiro no UFC está atrelado às práticas espirituais que ele adota. Pereira, conhecido por sua herança indígena, frequentemente “incorpora” elementos tribais em suas apresentações, incluindo pinturas faciais e acessórios tradicionais durante as pesagens cerimoniais.
“Eu vi como ele trabalhou contra Hill e depois da luta. Acho que ele acredita muito na ajuda de coisas espirituais e não pode lutar sem isso. Quero manter isso apenas no desempenho esportivo, puro, homem contra homem. Acho que ele não sabe lutar sem isso. Também acredito, mas acredito mais no melhor desempenho aqui e agora. Sem magia,” declarou Prochazka.
Revanche imediata
Em caso de derrota, Pereira acredita na possibilidade de uma trilogia imediata contra Prochazka. Embora não tenha confirmado a existência de uma cláusula contratual que garanta essa oportunidade, o brasileiro está confiante de que seu papel em salvar o card do UFC 303, aceitando a luta com apenas duas semanas de antecedência, lhe dará uma nova chance de disputar o título.
“Na verdade, nem sei ainda como vai ser essa parte de contrato (se existe cláusula de revanche imediata). Eu acho que o que me ofereceram foi muito bom. Se acontece de qualquer coisa eu perder, acho que isso (trilogia) é inevitável. Aceitei a luta em cima da hora. Então é interessante até para o UFC fazer, como venda mesmo,” analisou Pereira.
Expectativas para o Combate
Na primeira luta entre os dois, Pereira nocauteou Prochazka no segundo assalto, conquistando o cinturão dos meio-pesados. Agora, o brasileiro evita fazer previsões sobre o segundo confronto, reconhecendo a imprevisibilidade do estilo de luta do adversário.
“Não dá para saber, mas acredito que (a luta) não vai mudar muito (da primeira). Pode ser que mude alguma coisa. Mas muitas pessoas falaram: ‘Pô, ele deveria ter colocado para baixo, quis trocar porrada’. Mas para quem entende de luta e assistiu ali, viu que ele tentou várias vezes as fintas de queda, mas estava me movimentando bastante, isso dificultou um pouco para ele,” explicou Pereira.
Card Principal e Participação Brasileira
O UFC 303, que acontece na ‘T-Mobile Arena’, contará com a participação de outros quatro atletas brasileiros: Vinicius Lok Dog, Jean Silva, Mayra Sheetara e Diego Lopes. Originalmente, o evento deveria ter Conor McGregor como protagonista, mas uma lesão do irlandês alterou os planos, colocando Pereira e Prochazka no centro das atenções.