Lideranças de ESPORTES DE LUTAS são homenageados pela Câmara Municipal de Nova Iguaçú

Lideranças de ESPORTES DE LUTAS – além de  personalidades militares e civis – são homenageados pela Câmara Municipal de Nova Iguaçú

Por iniciativa do Vereador Rogério Vilanova (PDT-RJ) – parlamentar iguaçuano que demostra conhecer de forma ampla o potencial de resgate social que possuem os esportes de lutas –  o mestre Julio Machado, presidente da Liga de Jiu-Jitsu do Sudeste e militar da Marinha do Brasil, foi homenageado nessa quinta-feira (27/07/2019) com o título de Cidadão Iguaçuano. Na ocasião foi mencionado seu trabalho a frente da Copa Iguaçuana de Jiu-Jitsu, as obras filantrópicas da LIGA e o tempo que tem dedicado aos esportes de lutas na cidade.

Outro dos homenageados foi o mestre Pinheiro, também professor de Educação Física. Antonio Pinheiro é hoje o maior representante do Judô em Nova Iguaçu. Tem 63 anos de idade e veio de Portugal para o Brasil em 1970.  É 7° Dan de judô em seu currículo está ter sido treinador da modalidade na Marinha do Brasil por 10 anos e serviços relevantes em trabalhos sociais que já alcançaram inúmeras pessoas. O mestre está a frente da equipe JUDÔ PINHEIRO ( http://www.judopinheiro.com.br ).

A Baixada Fluminense é um dos locais onde os esportes de lutas crescem mais, o numero de praticantes aumenta e como consequência disso os benefícios sociais do esporte acabam tendo um grande reflexo na sociedade. A formação do lutador, a boa influência no seu caráter, são fatores capazes de mudar famílias inteiras, comunidades inteiras, algo impossível de não ser percebido. Hoje a comunidade presenciou em Nova Iguaçú um pouco do reconhecimento da classe política, algo que deve ser cada vez mais freqüente daqui pra frente.

CARLOS DE SOUZA / REVISTA LUTAS, a Revista de Lutas do Brasil