Taekwondo – Medalhista Olímpica assume Departamento Técnico da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA
Confederação Brasileira de Taekwondo – Um momento de reestruturação; Medalhista Olímpica assume Departamento Técnico da entidade
Com o propósito de “reestruturar a casa”, Alberto Maciel Junior assumiu recentemente a presidência da Confederação Brasileira de Taekwondo, em um dos momentos mais críticos que o esporte vêm enfrentando no país. Conhecido como Júnior Maciel, o empresário do ramo de academias do estado do Amapá é também profissional de Educação Física e Fisioterapia. Passou por todas as fases da carreira de um esportista. Foi presidente da Federação Amapaense de Taekwondo por dois mandatos, coordenador técnico da Seleção Brasileira Juvenil (2010/2013) onde foi campeão pan-americano e mundial de Taekwondo. Chegou ao topo da carreira de técnico na Seleção Brasileira da modalidade (2014/2016), conseguindo uma medalha olímpica.
Atualmente atua como secretário de esportes do estado do Amapá conciliando com o cargo de presidente da CBTKD e comenta a decisão de ter assumido o cargo em um momento crítico para o esporte no Brasil:
“Tudo que tenho, todas as minhas conquistas e meus melhores momentos como profissional, vêm do taekwondo e dos tatames. Hoje, nesse momento que a modalidade que tanto amo está precisando, eu estou aqui! Não planejei em nenhum momento estar como presidente, não busquei ser, as coisas aconteceram, e se meu nome foi escolhido para estar fazendo isso, não fujo da responsabilidade, como nunca fugi, o taekwondo precisa de mim e precisa da união de todos”.
Junior Maciel foi nomeado Secretário de Esportes no Amapá em 2016 após as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em 2017 foi eleito presidente da Confederação. Maciel comenta essa transição, ressalta importância de sua equipe para atingir os objetivos na entidade e fala que está assumindo o cargo integralmente:
“Não estava nos meus planos, as coisas aconteceram naturalmente, fruto de muito trabalho. De início foi difícil, mas as coisas foram se ajeitando, conto com uma equipe técnica muito eficiente na qual confio no trabalho e dessa forma consegui conciliar os dois cargos no decorrer do ano de 2017. Hoje estou largando a secretaria, o processo agora é só de relatórios que estou passando para meu sucessor. Aprendi muito sobre gestão pública e esportiva nesse tempo como secretário, que vai me ajudar muito como presidente da confederação, porém minha rotina era muito corrida, dividida entre Amapá e Rio de janeiro que é onde fica a sede da CBTKD, sendo assim estou entregando o cargo de secretário para focar integralmente na gestão do Taekwondo como presidente”.
Já de maneira integral, o presidente da CBTKD revela quais ações foram tomadas de forma urgente:
“Após uma eleição muito conturbada, momento difícil devido a intervenção judicial da CBTKD, tivemos que aguardar mais de dois meses ainda a homologação oficial da eleição. Feito isso, reformulamos o quadro de funcionários, mudamos em quase 99% a equipe para uma nova gestão e tivemos a mudança de sede. A confederação estava com alugueis atrasados em uma sala com valor muito alto, totalmente fora do mercado e das condições da CBTKD arcar, de início ficamos em uma sala cedida pelo COB no Maria Lenk por três meses, economizando assim mais de 60 mil reais entre aluguel e outras despesas, procuramos com calma e nos posicionamos em um novo local, dentro da nossa realidade porém com as mesmas condições de trabalho da antiga sede”.
Junior Maciel faz um balanço sobre o ano de 2017 para a CBTKD:
“O ano de 2017 foi um ano de sobrevivência, mesmo com todas as dificuldades e dentro da nossa realidade acredito que foi um ano muito proveitoso, fizemos tudo que estava ao nosso alcance e mais um pouco. Mudamos a sede, mudamos a equipe, demos suporte a equipe juvenil para o pan-americano, equipe adulta para o mundial, para alguns atletas no GP. Em virtude de tudo que aconteceu, não só com o Taekwondo mas também com o esporte como um todo no País, 2017 foi dentro do planejado para nova gestão da CBTKD. Resiliência seria a palavra do ano”.
Sobre a Seleção Brasileira de Taekwondo, Maciel ressalta a importância do Comitê Olímpico Internacional no cumprimento da agenda no esporte:
“Conseguimos cumprir com a agenda de competições do ano de 2017, devido a execução dos projetos pelo COB com os recursos da CBTKD , que têm sido um parceiro fantástico nesse momento que estamos vivendo. Nosso objetivo é dar esse suporte e não deixar faltar nada para nossos atletas e praticantes. Essa parceria com comitê olímpico têm sido fundamental nesse momento e continuaremos trabalhando juntos para que as coisas voltem a funcionar corretamente na entidade”.
Para 2018, o atual presidente revela novamente parceria com o COB e cogita patrocínios e parcerias futuras:
“Temos um objetivo em 2018 que é resolver essa questão da prestação de contas até final do ano, para isso temos apoio total do COB e da nova auditoria que está sendo contratada para nos auxiliar nesse processo. Após isso, quando as coisas voltarem a funcionar dentro da regularidade, torna-se possível e mais fácil o acesso a patrocínios e parcerias para a nossa modalidade”.
Um dos principais feitos da nova gestão foi a contratação da medalhista olímpica Natália Falavigna para o departamento técnico da entidade. Maciel revela o que mais será feito para este ano:
“Daremos início ao calendário de competições do ano com o Grand Slam (Seletiva que forma a seleção Brasileira), evento esse que estamos preparando boas surpresas para os atletas e participantes. Temos também a proposta de dar todo o suporte para as federações, na parte administrativa e também levando seminários e eventos para todo país, resgataremos a parte marcial cada vez mais, trazendo mais visibilidade ao POOMSAE (Movimentos de ataque e defesa contra um inimigo imaginário num diagrama pré-determinado), demonstrações e as outras áreas que a modalidade oferece entre outros, queremos abranger todos os seguimentos da modalidade no geral, atendendo desde atleta, praticante professor e cuidaremos para que todos sejam bem atendidos”.
Junior Maciel deixa um recado para toda comunidade Taekwondista:
“Resumo em uma palavra, esperança. É o que todos nós temos que ter para buscar um Taekwondo melhor, um esporte e país melhor. Sempre tive esperança, nunca perdi e nem vou perder. Trabalhamos ainda hoje com pessoas que infelizmente por interesse próprio agem de forma antagônica, pensando somente em si. Mas graças a Deus temos a maioria que se preocupa no esporte como um todo e acredito que o Taekwondo vai sair desse momento ruim, com a união de todos vai estar no lugar que merece”.
Conheça os coordenadores: Adelino da Silva Filho – Coordenador de Eventos; Evandro Cesar – Coordenador de Poomsae; Yong Min Kim – Coordenador de Arte Marcial; Raimundo Gomes Lima – Coordenador de Arte Marcial; Rodney Saraiva – Coordenador Seleções de Base; Rodrigo Ferla – Coordenador Para-Taekwondo. Equipe multidisciplinar: Paula Avakian – Analista de desempenho; Diego Morine – Preparador Físico; Erickson Busatto – Técnico Seleção Juvenil; Fabio Lourenço – Técnico Seleção Juvenil; Reginaldo Santos – Técnico Seleção Adulta; Diego Ribeiro – Técnico Seleção Adulta.
Recebido de marciovallefotos
Publicado em REVISTA LUTAS A Revista de LUTAS do BRASIL