Brasil, o paA�s das LUTAS. O que estA? acontecendo?
Brasil, o país das LUTAS. O que está acontecendo?
Uma rápida verificação no GOOGLE INTERNACIONAL e nos principais portais ligados a esportes de lutas basta para atestar que o Brasil testemunha um crescimento interessante de eventos ligados à todos os tipos de lutas. Campeonatos de Jiu-jitsu e submision lotam estádios durante finais de semana inteiros e eventos de MMA, que normalmente ocorrem a noite, enchem clubes e academias em disputas acirradas por títulos e cinturões.
Torcidas de bairros e academias entusiasticamente empurram seus lutadores criando um ambiente emocionante nos eventos.
No GOOGLE Brasil encontra-se cerca de 150 milhões de resultados ligados ao termo MMA. O termo JIU-JITSU já responde por 22 milhões de resultados e JUDÔ por 31 milhões.
Para se ter uma idéa da dimensão desses resultados, o termo VOLEIBOL responde à busca com 23 milhões, há muito ultrapassado na internet pelo interesse pelo Mixed Martial Arts(150 milhões de resultados), o que mostra que as lutas estão hoje em pé de igualdade com esportes aparentemente mais estruturados e que ainda são muito mais acompanhados pela mídia tradicional.
Segundo informações recebidas do SHERDOG, site que lista eventos de MMA de todo o planeta, no Brasil, apenas no mês de setembro, ocorrerão nada menos do que 10 eventos de MMA envolvendo lutadores profissionais e amadores, oficializados e com informações lançadas no site.
Veja os eventos desse mês no SHERDOG
Eventos desse final de semana segundo o SHERDOG. Samurai KOMBAT 2 , Face the DANGER e Campeonato PONTA GROSSA 5
Obviamente, há muito mais eventos ocorrendo por todo o país. Nem todos tem como divulgar pelas redes sociais ou internet.
Robson DSilva, cientista social, especialista em ética na escola, ressalta que o crescimento da POPULARIDADE dos esportes de LUTAS traz consigo inúmeros benefícios. "As mudanças vão desde geração de renda, causada pelos empregos diretos ligados á estrutura e logística envolvida – que vai desde a fabricação de uniformes, luvas, protetores bucais e kimonos – ao crescimento intelectual, aculturamento e disciplina que naturalmente envolve a juventude agregada às inúmeras academias e equipes de luta… as ARTES MARCIAIS invariavelmente envolvem disciplina, respeito ao próximo e às regras estabelecidas, ao mesmo tempo em que se estimula a meritocracia e busca por aprimoramento, essa equalização do individual com o social é quesito indispensável para o aprimoramento do viver em sociedade", diz.
O Brasil LUTA para MUDAR – Revista Lutas – A Revista online de LUTAS do Brasil