Belford Roxo, cidade mais violenta do PLANETA se transforma em berA�o de CAMPEA�ES – Mundo das Lutas
Nas décadas de 70 e 80, Belford Roxo, apesar de ser conhecida como a "cidade do AMOR", era na verdade um dos locais mais perigosos do Planeta. Quem viveu no local sabe muito bem que a juventude era submetida à imposição da marginalidade, grupos de exterminio locais etc. Contudo, os dias ruins da cidade estão acabando, o perfil da juventude local mudou muito, os esportes de lutas como Jiu-Jitsu, MMA e Muay Thai são reconhecidamente um dos fatores responsaveis por essa metamorfose.
Acima, a sequência de lutadores, Washingthai, Marcio Pedra, Jhonny Eduardo e Gleidson Poney.
Belford Roxo passou de cidade considerada como a mais violenta do mundo nas décadas de 70 e 80 a uma verdadeira fábrica de campeões de MMA. Marcio Pedra, Washingtai, Glaidson Poney e Jhonny Eduardo são apenas alguns exemplos de que basta o poder público proporcionar condições para que o talento e garra dos jovens façam o resto!
Outro fator interessante que se observa é que os lutadores que alcançam status mundial ou nacional não se limitam a cuidar de si mesmos, sempre procuram "puxar" a juventude para cima, transmitindo conhecimentos, experiencia, criando e participando de projetos sociais.
Depois da criação do Centro de lutas olímpicas, projeto bancado pela prefeitura local, vários campeões têm surgido e aumentado o numero de lutadores com prestigio nacional e internacional. O número de academias de lutas na cidade da baixada fluminense também tem crescido bastante.
Marcio Pedra, que foi uma das atrações do TUF Brasil, transmitido nacionalmente pela tv Globo, continua sua caminhada como detentor do cinturão do Face to Face até os 77kg e se prepara para lutar na Europa oriental;
Jhonny Eduardo tem emplacado atuações excelentes no maior evento do mundo UFC – Woshintonthai – como mais premiado lutador da Baixada. Ele utiliza seu magnífico Muay thai para abrir caminho no MMA. Glaedson Poney, desbravando em solo Americano, alternando nas disputas de torneios de jiu-jitsu e mma, leciona em sua academia em San Antonio EUA.
Muitos outros valores vão surgindo e com isso deixam um legado de transformação importante para a cidade. Muitos jovens que provavelmente seguiriam a vida do crime, carregam hoje nas pontas das luvas a esperança de que, como seus antes vizinhos e agora ídolos, também poderão vencer através do esporte.
Belford Roxo agradece e "os filhos teus não fogem a luta".
Revista de Lutas – http://revistalutas.com.br